sexta-feira, 6 de julho de 2012

MEU PROTESTO!!!!!!!!!! Apenas isso!!!!! Mais nada, além disso!!!!!!!!!


Texto escrito por Lauren Cunha – formada em História Pós graduação Lato sensu em História do Brasil \ Pós graduação Lato sensu em Terapia Sistêmica de Família Mestranda em Educação Professora desde 1987 – professora ainda em exercício: Estado [concursada], Prefeitura [concursada] e em duas escolas particulares – totalizando 23 turmas com uma média de 800 alunos
 
Assisto a uma greve ENORME das Universidades Públicas!!!! Apesar do silêncio quase absoluto da MÍDIA!!!!!!!!
Assisto a um silêncio lamentável da sociedade civil, incluindo os docentes, frente à crise do sistema educacional público no que se refere ao ENSINO BÁSICO.
Assisto a uma REALIDADE GRAVE da Educação, expressa num déficit crescente de profissionais na ÁREA DE EDUCAÇÃO em todo o tipo de instituição de ensino [PÚBLICA E PRIVADA!!!!!!!!!]. As Universidades e Faculdades estão buscando ATRAIR jovens para a área de ENSINO, mas parece-me que em vão!!!!!! Os jovens [a grande maioria] não querem OPTAR pelo trabalho na educação!!!!!!!!!!!!!!! Os jovens estão buscando outra formação acadêmica, raros conseguem optar por tal carreira!!!
Assisto a existência de concursos públicos estaduais e municipais com GRAVE fragilidade na sua estruturação.
Assisto a uma GRAVE desqualificação do PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO em todos os setores... Tal realidade é tão grave que um bom profissional TEM QUE MULTIPLICAR TEMPO E DISPOSIÇÃO [FÍSICA E MENTAL] em 3, 4 e até 5 instituições para garantir,minimamente, uma flexibilidade financeira. E, apesar disso, manter sangue, corpo e cérebro em pleno funcionamento sempre!!!!!!!
Assisto a comentários de que os alunos estão cada vez mais fracos. Mas não acredito nisso. Eles sabem muito mais do que eu sabia na idade deles. Além de possuírem muito mais senso crítico do que a maioria de nós, profissionais, tinha na mesma faixa etária que eles. O que falta a essa gama de alunos [e é imprescindível] é a SISTEMATIZAÇÃO DESSE CONHECIMENTO, mas que a estrutura educacional pública não oferece e [creio] inviabiliza. Não oferece tal estrutura para os alunos, nem para os próprios profissionais de educação. Precisaríamos de tempo [carga horária] e recursos reais. Uma estrutura que não se restringe a conceder currículo mínimo [que não é sinônimo de pouco, nem de básico], avaliações diagnósticas bimestrais ou empréstimos de notebook.
Há tempos a grade escolar vem sofrendo um processo anoréxico grave, perdendo peso violentamente. Enquanto as escolas particulares, além de oferecerem uma grade mais ampla, ainda oferecem horários alternativos para aprofundamento ou resolução de questões [seja o chamado plantão de dúvidas ou reforço ou aula extra ou curso temático]!!!!!!!
Hoje, um profissional de ensino público vale por dois [no mínimo]!!!!!!! Um que ministre português tem que viabilizar a gramática [contextualizada], redação e literatura numa quantidade anoréxica de aulas. Como se faz isso?????
E a disciplina de História? O tempo continua caminhando e a “grade magra” tem que conviver com mais fatos acontecendo a cada dia, mas com apenas duas aulas semanais!!!!! Como se faz isso???
Laboratórios? Como dar aula de física, química e biologia sem oferecer, em algum momento, aulas num laboratório? Mas o Estado não oferece estrutura física e nem disponibiliza um profissional para manter e viabilizar o laboratório. Como se faz isso?
Como não ter um coordenador de área????? Não há! Faz tempo!!!! Peça chave para ajustes e reajustes da estrutura escolar.
Mas apesar disso, muitas instituições sobrevivem e com muita dignidade!
O Liceu, instituição centenária, vem sobrevivendo ao caos na educação. Perdeu muito do que já foi. Isso é fato, mas a sociedade também não é minimamente semelhante à de20 ou 30 anos atrás. Contudo, apesar dos graves problemas e das mudanças, o Liceu vive com a dignidade de muitos guerreiros e amantes da educação. Tem mais de 3000 alunos que, na sua maioria, tornam o Liceu um espaço público em que todo profissional de educação tem o desejo e o prazer de trabalhar. Jovens que se caracterizam, sobretudo, pela delicadeza, criatividade, Inteligência, simpatia no trato com as pessoas. Uma instituição que mantém projetos, inclusive o tradicional e respeitado Centro de Línguas que atende à comunidade
campista. Teve, no ano de 2011, um ótimo desempenho na avaliação do próprio Estado. Alunos que são aprovados em Universidades Públicas e Particulares, alunos premiados pelo próprio Estado. Enfim, o Liceu tem buscado sobreviver com a máxima dignidade possível.
Assisto à existência de uma sociedade moderna, tecnológica frente a uma estrutura educacional tradicional, arcaica e que responsabiliza o profissional da educação pela existência da reprovação ou da tão temida evasão escolar [dados apenas].
Como PREMIAR uma instituição de ENSINO???? Como premiar um PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO??? Como determinar qualidade com dados numéricos? Como isso pode ter procedência jurídica????? Como isso tem lógica? Como atingir essa meta de 95% ??? Quais critérios????? Imagino que essas instituições que garantiram tão grandioso percentual mereceriam toda honra e glória, inclusive fazer parte de um programa especial. Quem sabe um GLOBO REPÓRTER???? Quem sabe aparecer no FANTÁSTICO??? Não estou aqui desqualificando nem mesmo ironizado tais instituições de ensino. Assim como a que trabalho, tenho certeza serem essas instituições formadas por pessoas que lutam e sobrevivem nesse sistema. Na verdade, não consigo compreender o processo avaliativo. E tenho certeza de que mesmo os profissionais que foram premiados reconhecem como lógica toda a nossa indignação. Tal estrutura serve muito mais pra criar conflitos e ampliar descrenças do que promover esperanças e encorajar ações. O que toda INSTITUIÇÃO PRECISA é que seus profissionais sejam SERIAMENTE REMUNERADOS. Não queremos “Nova Escola” e nem a outra face da MESMA MOEDA.
Sinto o profissional da educação cada vez mais refém das mazelas do sistema educacional. Não tenho uma visão romântica nem de mim mesma como profissional, nem das instituições de ensino nas quais trabalho e nem mesmo dos meus companheiros de trabalho. Mas, por favor, isso não é maneira de qualificar a educação.
Cada profissional que mantém a ESCOLA VIVA nesse século XXI precisa ter salário digno e minimamente compatível com o mercado. O profissional de educação, mais que qualquer outro profissional, PRECISA ser um LEITOR [sinônimo natural: comprar livros] e fazer cursos [sinônimos: graduação, pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu], já que é o EDUCADOR peça chave para avanço real de uma sociedade, sobretudo a contemporânea. Qual profissional não precisa passar pelos bancos escolares????? Isso é tão básico que acaba sendo uma observação primária da minha parte, mas necessária!!!!!!!
A EDUCAÇÃO TEM SOBREVIVIDO PELO IDEALISMO, suor, correria, flexibilidade, competência, resistência, desejo, disposição, erros, acertos, cansaço, equívocos e muito trabalho árduo dos que estão no dia a dia da INSTITUIÇÃO [docentes e TODO O CORPO que faz a escola permanecer viva e ativa]!!!!!
E para ser bem repetitiva: A LUTA CONTINUA, companheiros, apesar de...


Campos dos Goytacazes, 30 de junho de 2012

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