sábado, 12 de maio de 2012

LIÇÃO DE VIDA DE DONA CANÔ NARRADA PELO DIALÉTICO CHICO DE AGUIAR.



Canozinha, que eu tive o prazer de conhecer - ainda com Seu Zezinho, o marido que faleceu há mais de 20 anos - na casa do filho Roberto Bob Veloso, em São Paulo, é uma personalidade fantástica que influenciou os filhos para a arte. Nas vezes em que conversamos pude perceber o quanto ela conhece de música, cantando afinadíssima e falando de compositores pouco badalados mas talentosíssimos como Pedro Caetano, Alcir Pires Vermelho ou Monsueto Menezes. Me lembro dela cantando Cosme e Damião, a valsa de Roberto Martins e
Ari Monteiro. Chico.

Receita de Dona Canô
Dona Canô, uma senhora de 104 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.

- Ah, eu adoro esse sol!
- Dona Canô, a senhora ainda nem viu se o dia ... Espera um pouco...

- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do dia depende de como eu olho e agradeço a oportunidade de ver a claridade de um novo dia... e preparo minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...
Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.

- Simples assim?

- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.

Calmamente ela continuou:

- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica..

Depois me pediu para anotar:


Aprecie mais as pequenas coisas
Tome cuidado com a sua saúde:
Não faça viagens de culpa.. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente,
mas NÃO para onde haja culpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário